sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cadê a Gentileza?

Essa é uma pergunta que está ficando sem resposta. Onde esta a gentileza no trabalho, no relacionamento, na família, no atendimento...? Parece que sumiu, que as pessoas esqueceram, deixaram para trás, não vêem, talvez, mais sentido em ser gentil.
No trabalho, a gentileza esta cada vez mais ficando no passado. O mais incrível é que toda a literatura mostra que trabalho individual está cada vez mais perdendo importância, e isso faz todo o sentido. Você sabia que os 10 empregos que mais oferecerão vagas em 2010 não existiam em 2004? Que vivemos em um mundo de crescimento exponencial com, por exemplo, 31 bilhões de buscas no google por mês, sendo que em 2006 o número era de 2,6 bilhões? Imagine, há 10 anos atrás, quem respondia a essas perguntas? Que hoje existem 5X mais palavras em inglês em relação ao tempo de Shakespeare? Bem, acho que são evidências que o conhecimento não é mais para um e sim para um grupo de pessoas. E a gentileza? Fator primordial para o relacionamento, para aproximar as pessoas. Deveria ser a ferramenta número 1 de todos os profissionais, mas não é o que está acontecendo. De forma lenta e gradativa, vemos a gentileza escoar pelos dedos, formando um ambiente hostil, onde as vaidades estão a flor da pele, o medo de perder o poder, ter o ego destruído faz com que as pessoas não se ajudem o quanto é preciso. Se é melhor ou pior que no passado, isso não importa, porque o passado, no ritmo acelerado do mundo, é ontem, é uma hora atrás, não século passado.
Quem não teve um péssimo atendimento nessa semana em uma loja ou bar? Quem não ficou chateado por ações ilógicas de motoristas de trânsito? Quem não viu um motorista parar 30 metros do sinal para ficar na sombra sem se preocupar com a situação do trânsito atrás?
Reflita o quanto vocês estão sendo gentis, o quanto vocês estão se preparando para o futuro que é no amanhã. Reflitam sobre o quanto vocês podem melhorar a vida de vocês e do próximo por ser um pouco mais gentil. Reflitam sobre como será mais produtivo o ambiente de trabalho se vocês forem um pouco mais gentis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário