segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como você gasta a sua energia no dia a dia?

Cada um divide o seu dia de acordo com o estilo de vida. Algumas mulheres irão responder que gastam 100% da energia com a família, outras irão dizer que gastam 30% da sua energia com a família, 20% com MBA e esporte e 50% com o trabalho. Não tão diferentes seriam os homens, acrescentando, em vários casos, um percentual com os amigos.

Como fica quando perguntamos como a energia é distribuída no trabalho? Provavelmente a resposta ficaria próximo a 30% com e-mails, 20% no telefone, 40% em reuniões e 10% para executar, correto? Bem, para alguns sim, mas, para a maioria... O problema não é gastar muito tempo com e-mails e reuniões e ter pouco tempo para a execução, o detalhe aqui é que as pessoas não sabem contabilizar a energia que é jogada fora todos os dias. Exemplos?

1. Você fica preocupado com o quanto o outro ganha, ou seja, salário?

2. Você fica analisando quem é protegido do chefe ou não?

3. Você fica criticando que o outro sabe nada e tem tudo?

4. Você fica pensando como passar na frente de todos?

5. Você faz questão de ficar difamando quem você não gosta ou teve desentendimento?

Como esses, temos vários outros exemplos. Se você respondeu não para todas as perguntas, você é um E.T..
A cada segundo que a gente se abre para essas coisas, estamos jogando fora pelo menos mais 3 segundos. Esses assuntos nos contaminam, nos geram raiva, magoa, chateação, além de outros sentimentos negativos. O pior, depois ficamos lembrando, não somente na hora do trabalho, mas no momento do descanso. Vira uma bola de neve e quando damos por si... estamos totalmente contaminados e contaminando os mais próximos. A perda de energia começa a ser exponencial.
se, em vez de gastarmos essa energia de forma desnecessária e muitas vezes destrutivas, dedicássemos a execução, ao estudo e a incentivar o trabalho do próximo, teríamos um ambiente mais rico, não precisaríamos trabalhar fora do horário, teríamos toda a flexibilidade do mundo para sair de férias e o melhor clima de trabalho.
A perda de energia por ações negativas é a pior para se recuperar. O ser humano tem tendências depressivas. É mais fácil ficar triste ou bravo do que ficar feliz.
Falamos em organizar o nosso tempo para produzirmos mais, mas nunca falamos em organizar a nossa energia ao longo do dia. Um meio? Foque no seu crescimento, não questione a do próximo.

2 comentários:

  1. Ótimo post, Laryssa,

    Como diria Vinícius: "tristeza não tem fim, felicidade sim". Realmente é muito mais fácil ficar triste, bravo e reclamão! E como eu me lembro disso quando eu trabalhava como geóloga... Realmente era muito mais fácil reparar (e remoer!) os problemas e injustiças na empresa que os benefícios que recebíamos. E era geral... O problema é que essa atitude mina até os mais dedicados ao trabalho...

    Agora, quanto à pergunta inicial, há 1 semana atrás eu responderia: 100% pra familia, mas agora que o Rafa voltou, já consigo dedicar até 20% aos meus interesses pessoais/profissionais! Tô avançando ou não tô?

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir