sábado, 4 de setembro de 2010

Você Sonha? Laryssa Miranda

Sonhar por sonhar pode não fazer diferença sem atitude, mas o ato de sonhar permite alavancar a vida, seja no lado pessoal, seja no lado profissional.
O sonho dá energia, traz esperança, traz planejamento, traz tudo que você desejar, traz se você for atrás dele ou em busca dele.
Como trilhar o caminho do seu sonho? O mais difícil é saber onde quer chegar e ter certeza que esse realmente é o sonho perfeito. Tendo isso em mãos, ou melhor, em mente, agora é só traçar o seu caminho.
Pegue um papel e coloque no topo da folha o seu objetivo. Crie agora, no mínimo, três linhas de tempo chegando nele, a primeira representando o seu desenvolvimento técnico, o segundo o estratégico e, por fim, o terceiro com o seu desenvolvimento pessoal. Na base do papel comece com os primeiros aprendizados, ações ou treinamentos. Passe uma linha tracejada que represente o hoje. Veja a experiência adquirida antes dessa linha e construa, para o futuro, o caminho nas três trilhas sobre o que é preciso realizar para atingir o seu sonho/meta que está no topo (figura).


O mais importante é ser realista em relação aos próximos passos. Não adianta colocar um MBA em negócios na Imperial College London no próximo ano se você tem o básico em inglês. Nesse caso é necessário colocar um período longo, de no mínimo dois anos, para conseguir ter maior habilidade com o idioma e, após isso, o MBA.
Essas trilhas não precisam ser fixas para o futuro, muito menos o sonho. O aprendizado, o conhecimento adquirido, a vivência e a prática podem modificar o direcionamento da vida idealizado em outro momento. O aprendizado faz a gente mudar a percepção que temos da vida e faz gerar outros sonhos e para cada sonho você pode trilhar os caminhos para chegar a ele.
Sonhar em ganhar a loteria acumulada sem jogar não irá ganhar. Não faça isso com os seus sonhos. Construa a sua vida para atingir. Tudo é possível. Já ouviu falar do Office-boy que virou presidente? Não é preciso dizer mais nada, correto?

Um comentário:

  1. Muito interessante o texto. O sonho só pode tornar-se realidade com atitude e sabendo onde se deseja chegar.

    ResponderExcluir