quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Livre para Decidir

Todo individuo é livre para decidir o caminho que quer trilhar na vida profissional. Tudo é uma questão de escolha, de definir os trade-off que a vida apresenta ou que corrermos atrás, é o quanto o individuo tem atitude para mudar, para arriscar e para aceitar.

É livre para ficar como 10 anos como Junior na empresa, é livre para decidir em ficar em um emprego que não respeite ou valorize o seu trabalho, é livre para reclamar, é livre para sorrir, livre para fazer o que quiser fazer.
Ficar parado na vida profissional não é um problema, é um risco se mal posicionado. É uma via de escolha. Pedir demissão de uma empresa que permite estabilidade para entrar em outra com uma única certeza, o nome dela, é uma opção também.
Hoje existe uma cobrança que o profissional tem que ser isso ou aquilo, mas tem espaço para todos. O único problema é a escolha de ser um tipo de profissional e a atitude ser outra, é como se estivesse no lugar errado na hora errada. Ambição sem paixão destrói carreiras, a sua e das pessoas que estão próximas a você. Para definir metas pessoais e criar desejos nós temos que nos preparar e, principalmente, nos conhecer. Desejar ser o presidente mas tem preguiça de gente não lhe trará felicidade e resultará perdas para a empresa. Chegar, chega, mas não se mantêm, não na sociedade de hoje.
Sonhe, mas sonhe todos os dias. Siga a sua intuição ou aprenda a segui-la. Conheça os seus limites e trabalhe para quebrar as barreiras, caso seja um impeditivo para atingir seus objetivos.
Sonhe com o coração, sonhe em conjunto, sonhe em separado. Ninguém cresce hoje sozinho. A velocidade que está crescendo a informação e o conhecimento disponível é tão grande que ter acesso ao conhecimento necessário para a execução das tarefas é impossível, é preciso identificar parceiros. Não é ter conhecimento somente, é saber usar o conhecimento, seja seu, seja a dos seus parceiros.
A velocidade é tal que mal nasceu a geração Y e já tem a geração Z. A geração X sobreviveu mais de uma década, a dos baby boomers mais ainda.
Se você decidiu ficar em uma posição mais tranqüila, isso não te denigre e nem deveria, mas apenas reconheça que essa foi a sua escolha. Caso tenha decidido crescer, se transformar em um ser mutante, que se transforma a cada momento devido as mudanças e geração de conhecimento, lembre-se, não é um caminho fácil. No mundo de hoje, vemos a todo o momento que a vida é um ciclo que as empresas e as pessoas entram e saem das nossas vidas a todo o momento. Trabalhe em equipe, esse será o caminho mais saudável e com maior garantia de sucesso.
Não siga um modelo por modismo, nem fique desesperado se você não faz parte da geração A, B ou C. O mais importante é saber o que é realmente bom para você mesmo e trilhar sua vida nessa direção.

Um comentário: