terça-feira, 3 de agosto de 2010

Qual é o limite da Inovação?

Qual é o limite da inovação? Existem indústrias que estão praticamente estagnadas e outras que geram centenas de inovações por ano. Quem está certo? Não existe certo ou errado. Cada indústria, cada segmento tem uma necessidade de inovar.
Podemos ter duas certezas, a empresa que tem zero de inovação está fadada a morrer e, no extremo oposto, empresas que inovam além do necessário, estão desperdiçando dinheiro ou mesmo interferindo na sustentabilidade da humanidade, induzindo ao consumo desnecessário. Como cidadãos nós temos que nos conscientizar na questão do consumo, mas isso não deve inocentar as empresas. Essa inovação abusiva está presente no nosso dia a dia. Vemos várias propagandas sobre novos modelos de escova de dente, mas quantos realmente esses novos modelos são melhores do que os outros desenvolvidos anteriormente? Não é claro para nós a eficiência de cada produto e podemos estar consumindo uma falsa inovação, de forma similar das empresas que fazem falsa propaganda para se mostrar sustentáveis. Um bom exemplo é a empresa que coloca no seu rótulo que o produto não contém CFC. O CFC é proibido no país, então todos os produtos não podem conter essa substância. É necessário sermos mais eficientes nas normas, legislações e fiscalizações, é necessário também que a população se conscientize cada vez mais sobre as suas ações e os impactos que são gerados.
A competitividade é saudável, o consumo também, mas se exagerarmos hoje, no amanhã talvez não tenhamos diversidade nas prateleiras, não teremos muitas opções de escolha. Apoio a inovação que permite a sustentabilidade e a perpetuidade da vida com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário