domingo, 8 de agosto de 2010

O Valor do Saber Aprender

Qual é o valor do aprendizado? O valor existe para quem consegue identificar o aprendizado em tudo que é realizado e executado. O valor existe para quem consegue captar e reproduzir o aprendizado. Os profissionais precisam aprender a aprender.

Tudo que é realizado gera aprendizado, menos ou mais, não importa, o ponto está em como perceber e agregar valor a esse processo.
O que limita o aprendizado é a discriminação que o profissional tem em relação às atividades, hierarquizando o trabalho.
O melhor analista é aquele que aprendeu a levantar dados, o melhor pesquisador é aquele que trabalhou no campo, no “chão de fábrica”, e o melhor profissional é aquele que coloca a “mão na massa”. Quem pula etapas de aprendizagem irá sentir impactos em toda a carreira.
Realizado com respeito e ética, onde a dedicação está sempre presente, com busca de parceiros e bom relacionamento, não existe trabalho que denigre o profissional. Muitas vezes são modelos mentais criados pelo próprio profissional.
Quando uma carreira é iniciada, o choque é grande, principalmente quando existem profissionais seniores presentes no ambiente. Se o jovem profissional se baseia nos seniores, pode ocorrer frustração, porque o mais importante é esquecido, esses profissionais estão hoje onde estão porque no passado construíram uma base sólida executando todas as atividades sem priorizar ou hierarquizar. Não existe quem está por baixo e quem está por cima, essa referência é criada por nós mesmos.
O bom profissional é aquele que vê oportunidade de aprendizado em tudo que ele executa, é aquele que se doa, é aquele que se coloca disponível, pois, dessa forma, ele estará sempre em meio aos mais experientes, gerando mais aprendizado. Esse ponto é importante, muitos dizem que o aprendizado vem com a experiência própria. Essa afirmação é outro modelo viciado disseminado de forma indiscriminada. É possível sim aprender por observação, incluindo a geração de conhecimento comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário