terça-feira, 5 de outubro de 2010

A inspiração é fruto da observação por Laryssa Miranda

O que é Inspirar? O que é Observar?
Inspirar é fazer nascer o entusiasmo criador, nascer a idéia criativa ou mesmo utilizar algo ou alguém como modelo.
Observar é olhar com atenção, reparar em, notar, é examinar, analisar e verificar, cumprir e respeitar.
A observação é ferramenta da inspiração. É muito difícil desconectarmos de nós mesmos, das nossas vivências e conhecimento. Além disso, inovar, fazer diferente, na maioria das vezes não é criar algo que não existe no mundo, é usar o que existe ou juntar coisas que existem em uma única. Esse poder de perceber melhorias usando a percepção é inspirar em cima da observação.
Muitas vezes os empregados ficam cegos a essas inspirações porque estão viciados aos modelos mentais das empresas ou da indústria. Frases como “Sempre funcionou assim”; “É assim que trabalhamos” ou “Todos fazem assim” são assassinas da inspiração. Se sempre funcionou assim fosse o correto nenhuma indústria teria evoluído, pois ela não evolui somente em novos produtos, mas em processo, gestão e mercado. Imagina se o primeiro carro comercial desenvolvido pela Ford, Model T, no início do século passado fosse ainda o produzido hoje. A linha de produção era pura inovação na época, pois permitiu a fabricação de um carro em escala industrial, reduzindo os custos e atingindo uma massa maior de consumidores. Era um carro elétrico, sustentável, em parte, mas era apenas de um modelo e cor. A população mundial era de 1,834 bilhão de habitantes, contra os 7 bilhões que deverá chegar em 2010. O processo podia ser eficiente no passado, mas com certeza não o seria agora. Estava funcionando bem, mas não funciona mais. Uma nova onda é a sustentabilidade, isso implica que vários processos atuais que funcionam bem não irão funcionar no médio e longo prazo. O produto poderá até ser o mesmo, mas a gestão do processo não será mais somente de como chegar até ele, mas irá considerar também o depois dele.
Na década de 90 do século passado recebi o desafio de caracterizar a mineralogia de um rejeito com 4ppm de um elemento especifico. Foi considerado quase impossível. Utilizei o conceito sobre dinâmica de rio para conseguir concentrar esse material e a caracterização foi um sucesso. Esse método passou a ser utilizado para concentrar qualquer minério com baixíssimo teor e de alta densidade, tal como o ouro. É a observação da natureza tornando uma inspiração para um processo laboratorial.
Outro ótimo exemplo é a energia mimética que tenta simular mecanismos dos seres vivos que fazem uso de forças físicas para um menor consumo energético, tais como os gradientes de concentração (www.agendasustentavel.com.br).
A inspiração é uma arte traduzida de conhecimentos diversos. Pense nisso e veja o quanto você tem estimulado ou está preparado para deixar a inspiração fluir, mais ainda, o quanto você acredita na sua inspiração e tem coragem de colocá-la em prática.

Um comentário:

  1. Eeeehhh! Eu tô colocando a minha em prática!!!! (pode parecer que não, mas tô sim, viu?). E quanto mais eu pratico, mas me sinto inspirada e mais detalhes consigo observar ao meu redor. Lindo isso!

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir