segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os Quatro Lados da Verdade por Laryssa Miranda

Dizem que tudo na vida tem dois lados, mas descobri que tem ao menos quatro. Não existe verdade verdadeira, existe a sua verdade, a minha verdade, a realidade onde vivemos e as leis que nos regem. Existe um modelo de lógica simples muito utilizado no direito. Faz a gente sair da nossa verdade verdadeira para outras verdades existentes. Veja a figura abaixo sobre o Quadrado Lógico:
O quadrado lógico é representado pelas vértices:
A - universal afirmativa (Todo homem é mortal)
E - universal negativa (Nenhum homem é mortal)
I - particular afirmativa (Algum homem é mortal)
O - particular negativa (Algum homem não é mortal)  
As vértices desse quadrado estão logicamente relacionados, permitindo 4 tipos de análises lógicas (Wikipedia):

  • Proposição 'A', a afirmação universal ("universalis affirmativa"), cuja forma em latim é "omne S est P", normalmente traduzido como "todo S é P".
  • Proposição 'E', a negação universal ("universalis negativa"), cuja forma em latim é "nullum S est P", normalmente traduzido como "nenhum S é P".
  • Proposição 'I', a afirmação particular ("particularis affirmativa"), cuja forma em latim é "quoddam S est P", normalmente traduzido como "algum S é P".
  • Proposição 'O', a negação particular ("particularis negativa"), cuja forma em latim é "quoddam S não est P", normalmente traduzido como "algum S não é P".



Um exemplo seria a análise da seguinte frase: "Todo homem cabeludo que anda de moto é deliquente"
Primeira Premissa: Todo homem cabeludo que anda de moto é delinquente.
Segunda Premissa: O diretor de recursos humanos de uma major anda de moto..
Conclusão: O diretor é delinquente? Não se pode universalizar um caso particular, sendo falacioso, porque nesse caso específico, gera preconceito.
Nos contra argumentos percebemos que a nossa verdade pode ser falsa, como mostra o exemplo, onde o diretor não é delinquente, e sim uma pessoa culta e de muito respeito. Podemos estar nos baseando em premissas sem lógica, sem fundamento, gerando falsas conclusões a todo o momento. 
Esse exercício pode ser realizado de forma concreta com um pedaço de papel e lápis ou mesmo mentalmente e poderá ajudar a quebrar modelos mentais e paradigmas se exercitado. Aprender ver a verdade em pelo menos nesses quatro lado aumentará a nossa percepção do mundo, tanto pessoal quanto profissional, gerando um mundo melhor para nós mesmos, sem se iludir com as falsas premissas que nos guiam. O mundo ficará melhor compreendido, aprenderemos a lidar melhor com os nossos problemas e com as diversas personalidades e culturas que nos rodeiam. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário