terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Vida como uma Receita Inventada

Quem não tem conhecimento refinado em culinária mais gosta de se arriscar na cozinha entenderá esse texto.

Quando resolvo cozinhar, nunca olho a receita. Muitas vezes estou no supermercado e imagino o que gostaria de cozinhar. Sem receita, como escolher os ingredientes? Com a mente liberta de preconceitos começo a imaginar o que combina com o que, qual o melhor tempero, o melhor complemento, apenas relacionando o cheiro, a visual e a textura, algumas vezes arrisco o sabor.
Essa mistura virtual é realizada pela experiência e vivência que eu tive, o conhecimento e o aprendizado talvez sejam os ingredientes principais.
Se for peixe, se é frango, se é carne de boi ou outra carne exótica, que seja um prato vegetariano, legumes, cogumelos, qualquer coisa, independe, quando selecionamos o ingrediente principal, adaptamos tudo a ele para sair perfeito o prato sonhado ou imaginado.
Pois é, é assim que vejo as pessoas do meu relacionamento, seja do trabalho, seja da aula de inglês, seja de qualquer lugar, cada uma é, de forma comparativa, o ingrediente principal de um prato que deverá ser tratado de forma impar, interpretada e valorizada de acordo com o seu perfil. Não estou dizendo que temos que bajular cada um, uma receita perfeita pode chegar a ótimos resultados com temperos diferentes. A história é entender e respeitar as diferenças e tratar o próximo com um mínimo de respeito ao perfil, assim você tira o melhor do próximo.
Muitos devem achar que não vale a pena, porque não vale a pena fazer se o próximo não tenta fazer o mesmo. Sei o que isso representa, várias vezes ao ano penso jogar tudo para o alto, mas o meu desejo de tratar bem as pessoas e tirar o melhor delas não permite essa ação. O maior problema é que sempre que pensamos que o próximo não faz ou não fará, estamos atrasando a evolução para um ambiente melhor de se viver.
Em outro texto comento sobre a falta de gentileza. As pessoas se dão ao luxo de tratar mal porque são tratadas mal, são capazes de tratar mal porque não entendem e não se colocam na posição do outro, não aprendem a lidar com cada tipo de perfil, esquecem que não deveriam fazer ao próximo o que não gostariam que fizessem com elas. Tudo começa de um ponto, dê o pontapé inicial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário