sábado, 24 de julho de 2010

A Matéria e a Inovação

A cada milésimo de segundo bilhões de partículas de matéria estão se transformando. Mudando a sua função, o passado ficou no passado e o futuro? Praticamente o presente. Essa é a dinâmica da física e da química, transformações e transformações, nada mais.
Essa transformação ocorre em todos os estados físicos, a todo tempo e em todo lugar.
Essa é a evolução da nossa terra, onde fazemos parte. Somos o que somos devido a inúmeras e inimagináveis transformações ocorridas.
Hoje, uma criança não consegue visualizar um mundo sem a internet. No passado, achávamos as pessoas nos telefones fixos, hoje, nem por celular. O movimento é outro, a velocidade da vida é outra.
Sabendo de tudo isso, continuamos avessos a mudanças, ou melhor, a inovação, termo mais moderno para mudanças.
A vida passa e continuamos os mesmos? Faz sentido? Manter a estratégia dos séculos passados é ainda se manter competitivo no mercado de trabalho atual?
A crise mundial de 1929 impactou os mercados até 1933. A crise de 2008 não durou tanto tempo e, em 2010, o mercado já mostra os sinais positivos.
A globalização faz os impactos ocorrerem de forma mais rápida e disseminada, mas também permite a saída da fase tão rápida quanto.
Com as partículas do universo se confrontando a todo o momento, se transformando, você ainda ficará parado? Reagindo contra todas as atividades novas que aparecem para serem executadas? Reagindo contra toda vez que ocorre mudança de equipe ou gestor? Aposentar após 30 anos de trabalho na mesma empresa e função é ainda o seu sonho?
Se você se enquadra nos itens acima, estamos em mundos diferentes.
Mudança é sinônimo de oportunidade e crescimento, é inovar. A cobrança das empresas aumenta a cada dia e faz sentido, não podemos achar que é algo destrutivo, tirar mais por menos.
Em 2002, havia geólogos recém formados ganhando R$800,00, hoje, é muito difícil encontrar um ganhando menos de R$4.000,00. Isso representa 400% de diferença em 8 anos. Os profissionais estão ganhando mais e com mais acesso a tecnologias e ao conhecimento. Estamos fazendo o nosso papel básico dentro das empresas. Engano é comparar com o profissional de 2002. O mundo é outro, a matéria é outra.
Inove seus modelos mentais, quebre seus paradigmas, abra a cabeça para se permitir conhecer esse mundo em constante mudança e movimento. Não se permita ser mais um nesse oceano de gente. Lembre-se sempre, leia muito, muitas vezes a inteligência é confundia com o conhecimento que a pessoa carrega. Não se sinta inferior, apenas se alimente de informações, fique ligado no mundo, você terá outra visão ou proposta para si mesmo. Inove, sempre.

Um comentário:

  1. Ainda acredito que a crise de 2008 foi uma crise de modelo. E se este modelo não sofrer alterações mais efetivas que as que vimos até agora poderemos ter mais problemas. Grécia, Espanha e Portugal estão nos dando os sinais. E ai, deixaremos a tsunami chegar para vermos o tamanho, correremos para o alto, ou construiremos casas mais sólidas. O sábio aprende com os problemas e sabe que as mudanças são necessárias e ocorrerão com ou sem seus movimentos, é a dinâmica da vida, e a maior prova disso é a perecividade das coisas promovida pelo fator simples que chamamos de "tempo". Um dos poucos deuses ainda existentes que o homem teima, mas ainda não conseguiu controlar...
    Como sempre, mais um texto bacana Laryssa. Parabéns

    ResponderExcluir