sexta-feira, 23 de julho de 2010

Você é sustentável com você mesmo?

Muito se tem falado em sustentabilidade, mas e a sustentabilidade de cada um como ser - humano?

A sustentabilidade poderia ser substituída pela palavra continuidade, no sentido de preservação e crescimento. E você? O quanto está investindo na “continuidade” das suas relações? Convivemos com os familiares, amigos de infância, da academia, do comércio, profissionais do trabalho... como realmente você está tratando esses parceiros da vida? Você é daqueles que somente faz se fizerem por você? Ou você é daqueles que faz e depois chama o outro de ingrato por não ter correspondido? Se você se enquadra em um desses dois tipos, você corre riscos de perder a continuidade das suas relações.
O quanto é importante cada pessoa na sua vida? Sinceramente? Nunca saberemos.
Já vi Office boy se tornar presidente de uma empresa... será que todos ao seu lado acreditaram e valorizaram essa pessoa no início da carreira dela?
Não é tratar com interesses futuros, é permitir que cada um faça a sua história e, com isso, fazer a sua própria história.
Você consegue dizer o quanto você contribuiu essa semana para o crescimento dos pares? O quanto você se libertou do mundo fechado que acreditamos ser estratégia do conhecimento guardado e escondido? O conhecimento guardado não é conhecimento! Frase batida, mas verdadeira.
Pessoas que guardam uma informação para colocar na mesa com a presença dos gestores estão travando o progresso da vida, das pessoas, da sustentabilidade. Pense, um projeto que começa em janeiro com fim em dezembro. Na reunião do mês de julho de acompanhamento uma peça da reunião salta uma informação que faz o projeto mudar de rumo. Essa informação já existia, mas a pessoa espera a hora certa para se destacar. Perde-se prazo, aumentam os recursos financeiros e humanos, todos estão estressados e um trabalho que poderia ser sucesso, se transforma em algo “aceitável”. Imagine isso acontecendo em vários lugares no mundo ao mesmo tempo. Isso não é um freio a humanidade? Sim, é intangível, mas qual é o nosso papel nesse mundo? Olhar para o umbigo, focar apenas no crescimento próprio? Que apenas as suas idéias fazem sentido? Que estamos rodeados por um mundo de ignorantes? Se você pensa isso você está preso ao século passado.
Hoje, as crianças e adolescentes estão totalmente sintonizados nas redes sociais. Quem acessa o Facebook ou Orkut tem acesso a ferramentas que permitem o relacionamento entre as pessoas e executar ações que irão contribuir para o outro, onde se torna claro quando acessamos aos jogos disponíveis. Para mudar de fase e progredir nas etapas, você precisa executar ações que irão beneficiar o outro e vice-versa. São jogos de compartilhamento e crescimento mútuo. Para vencer precisa-se compartilhar e enxergar as necessidades do outro. O modelo mental dessa juventude está mudando e poderemos estar desenvolvendo uma sociedade mais justa uns com os outros. Onde você está nesse cenário? Na pessoa que tem uma sala sozinha, com o acesso ao HD do computador protegido com senha?
Preservar o mundo destruindo as pessoas? Pense, é raro sermos felizes sozinhos. É raro sermos felizes após de colocar uma pedra no caminho de alguém. É raro sermos felizes sem fazer o bem. Devemos mudar nossos hábitos para termos um planeta para se viver amanhã, mas quando não nos sentimos bem, não nos dedicamos na sua totalidade para a construção desse mundo melhor. Faça aos outros no mínimo o que gostaria que fizessem com você. Pode parecer pouco, mas trará grandes resultados para você e a sociedade. Não compita de forma destrutiva, construa as relações para que você possa ensinar e aprender com elas.

2 comentários:

  1. muito bom fui a primeira a ler ok Gostei e concordo com vc .

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, conhecimento guardado não gera grandes transformações, pra se viver dentro de um mundo de forma competitiva e inovadora deve-se expor o conhecimento, para trocar idéias com outras pessoas, para mudar de opinião, para fazer com que outros concordem com sua idéia e passem a praticá-la também, para adequar sua idéia transformando-a em várias outras. Creio que esse é um ponto principal que falta na mente das pessoas, “compartilhar conhecimentos”, como diz a metáfora sobre dar o peixe ou ensinar a pescar: “Dê a um homem um peixe, e ele terá o que comer por um dia”. “Ensine-o a pescar e ele vai poder alimentar a família por uma vida inteira”. E vai além: “Ensine-o as artes da pesca e ele poderá criar empregos para sua comunidade”. “Compre seus produtos e ele expande seu negócio e prospera”! Dessa forma cresceremos como pessoas e cidadãos ativos que se comprometem com o mundo em que vivem.

    Parabéns pelos textos e pela idéia do blog. Continue "compartilhando seus conhecimentos"!

    ResponderExcluir