sábado, 17 de julho de 2010

O Líder

Conversando hoje com uma amiga, apareceu a vontade de escrever um texto sobre ser líder. As pessoas nos inspiram mais do que imaginam. Cabe a nós canalizar essa inspiração para trazer sabedoria e conhecimento a nós e aos que nos cercam. Bem, vamos ao texto.

O que é ser Líder? Tem gente que acredita que qualquer um, com muito preparo, pode ser líder, outros, que é um dom.
Já imaginou um planeta como o nosso com mais de 6 bilhões de líderes? Pois é, assim o seria se todos pudessem se tornar um líder. Situação complicada seria viver aqui.
Existem lideres adormecidos. Essas pessoas precisam de estímulos para desenvolver a liderança. Treinamentos e ou o acompanhamento de um coach permitem o desenvolvimento desse novo líder, mas o maior aprendizado vem do dia a dia, seja por observação, seja por aprendizado direto. Existem também os que nasceram com o dom explicito.
Ser líder não é fácil, pode ser natural para muitos, mas a atuação no dia a dia não é tão simples como parece ou que a maioria dos autores diz.
O dia a dia é complicado, cheio de desafios e surpresas. Imagina você, um líder, dizendo para os pares ou subordinados para executarem uma tarefa ou agirem de uma forma que não é alinhado com os seus valores?
Ser líder é saber doar, é entender o próximo, independente da sua cor, cultura, status social e econômico. É fazer pelo outro sem pedir algo em troca, é saber tirar o melhor de cada um.
Parece religião, mas não o é. A sabedoria está em saber que, se as pessoas derem o melhor de si, estará fazendo para ele, ele estará se destacando.
A vida, hoje, não é nada se trabalhamos sozinhos. É impossível conhecer 10% sobre um assunto qualquer. O mundo gera uma avalanche de dados e informações por segundo. O papel do líder é saber administrar um grupo para que eles trabalhem em equipe e, como conseqüência, maximize os resultados.
O verdadeiro líder traz inspiração ao ambiente. Permite a inovação. Sustentabilidade? Hoje, somente através de lideres. A mudança é traumática para a maioria das pessoas. Tanto que, apesar de estarem insatisfeitas com a função atual, caso ocorra uma insegurança sobre o futuro, acham a posição que estão fantástica, perfeita. Lideres conseguem quebrar parte dessa insegurança e até criam expectativas e ansiedades pelo novo, cria disposição para tentar ou criar o que ainda não foi tentado ou criado.
O líder precisa ser claro e objetivo, é não focar na remuneração para gerar a qualidade do trabalho, é ter princípios e segui-los.
Não é possível encontrar um líder que desenvolva todos os aspectos de forma profunda, mas é preciso que todos estejam presentes e que a maior parte esteja bem desenvolvida, caso contrário, não será um verdadeiro líder.
Ser líder não significa ser melhor. Não ser líder não é ruim, quando você não assume a posição. Não deseje aquilo que não lhe trará frutos.
Na vida empresarial, no mundo das empresas privadas, o modelo de crescimento na carreira ainda é linear. Precisamos pressionar cada vez mais as empresas para as carreiras em Y, onde o técnico possa seguir carreira sem precisar virar gestor. É preciso quebrar esse modelo mental.
Mesmo com as dificuldades encontradas no caminho, as ingratidões, as incompreensões, não importa, isso é menos importante. Os ganhos por ser líder são maiores. Foque sempre no lado positivo. Muitas vezes você precisará de estomago de aço, mas continue em frente. A sociedade, o mundo precisa de pessoas como você.

Um comentário: