terça-feira, 27 de julho de 2010

Medo de Tecnologia?

Geração baby boomers, X, Y... não importa em qual geração você se enquadra, o que importa é o quanto você está antenado com o mundo. É incrível encontrar profissionais por volta de trinta anos, com curso de nível superior, que se dá o luxo de ter aversão a tecnologia.

Tecnologia básica, não tecnologia avançada. Pessoas que se gabam por não saber trabalhar com os softwares básicos como os de edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentações e que não sabem utilizar ferramentas como o Google em pesquisas na internet. O Twitter, se bem administrado, gera informações dinâmicas a todo o momento sobre qualquer assunto.
A televisão, o rádio e a mídia impressa ainda são ótimas fontes de informação, mas é a informação que chega até você e não a que você vai atrás. A grande diferença que o desejo por conhecimento específico não estará disponível de forma imediata nessas fontes, mesmo que esteja, é a informação que chega ao mesmo tempo a grande massa e, muitas vezes, com o ponto de vista de um autor.
Como abrir cabeça para um assunto lendo uma ou duas opiniões? Como gerar conhecimento “ímpar” para criar uma carreira própria e de destaque?
Pense, o que é sucesso para você? Independente da resposta, para atingir é preciso de dedicação, estudo, saber ouvir, saber falar, saber interpretar, analisar, questionar, criar cenários e outros. Criar cenários... Como criar cenários se o seu conhecimento é uma linha reta, sem curvas e bifurcações? A vivência prática das coisas ensina tudo isso? Em parte sim, em parte não. A prática é uma das formas mais impressionantes de aprendizado, mas sem uma bagagem mínima teórica sobre as coisas, não permite alavancar o máximo o conhecimento e visão do profissional. Fazendo um paralelo, é o profissional que faz uma viagem pela empresa e esquece de pegar uma nota fiscal de um almoço. Ao chegar na empresa e realizar a prestação de contas, descobre que não será ressarcido pelo custo do almoço. Gera revolta e insatisfação. Toda empresa tem, ou deveria ter, que fazer a contabilidade do negócio. Para as empresas de capital aberto é uma obrigação e precisa, ainda, disponibilizar para o público em geral as contas. A simples nota do almoço entra como despesa no fluxo de caixa, como despesa, ela reduz o lucro bruto, reduzindo o lucro bruto, reduz o pagamento de impostos. Os órgãos competentes do governo fazem auditoria nas empresas para identificar possíveis fraudes ao governo. Sem a nota do almoço, como a empresa prova que ocorreu o gasto que reduziu o lucro bruto e que diminuiu o pagamento dos impostos? O conhecimento prático somente ensina que é preciso pedir a nota fiscal para ser ressarcido das despesas...
As informações descritas acima nem sempre estão disponíveis dentro da empresa de forma fácil e, na literatura, ocorre com uma linguagem complexa de difícil compreensão para um leigo. Na internet é possível identificar redes sociais onde ocorrem discussões sobre qualquer assunto, permitindo identificar contatos de pessoas que poderiam te alimentar com qualquer informação e conhecimento. Apenas é necessário analisar bem os sites e o conteúdo das informações, porque da mesma forma que a internet permite acesso a informações maravilhosas, existe muita informação falsa.
Em relação as ferramentas que permitem editar textos e tratar dados, o profissional que não trabalha com estas mostra que tudo que ele transmite é através da própria explanação ou cópia de material de terceiros. Voltando, ambas as formas são perfeitas para disseminação de informação e conhecimento, mas, em uma reunião com diversos números e informações, como se administra o tempo e a condução da mesma? Em vez de uma hora serão horas de reunião. Tempo perdido e queda da qualidade da decisão. Como o profissional irá perpetuar o conhecimento prático e teórico adquirido? Cada um tem uma trajetória de vida, cada um tem uma ação na empresa, conhecimento impar. Não considerando ainda que todo profissional tem a OBRIGAÇÃO de registrar as suas tarefas e conhecimento. Uma empresa é sustentável, hoje em dia, pelos seus bancos de dados históricos e todo registro de informação e conhecimento adquirido em toda a sua história. Quando um profissional registra o seu conhecimento em documentos ele está consolidando na sua mente, de forma mais clara e organizada, pois antes desse registro, o conhecimento fica espalhado sem conexão. É novo conhecimento sendo gerado para todos, inclusive para você mesmo.
Tudo que é novo assusta, assusta porque não sabemos o que iremos enfrentar, não enxergamos o cenário no próximo passo. Dê o primeiro passo, o medo sumirá, pois você permitirá que materialize o que hoje você não consegue visualizar.
Dedique parte do seu tempo para as novas tecnologias, exercite, no futuro, você não irá entender o como você conseguia viver sem elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário