terça-feira, 6 de julho de 2010

Ser Extraordinário

Ser extraordinário é ter uma ótima remuneração e ter uma posição no alto escalão da empresa. Quem pensa assim pode estar muito enganado.
Já imaginou se a felicidade de todos fosse ganhar bem e ter uma alta posição? Teríamos mais de 6 bilhões de pessoas infelizes e continuariam infelizes até o fim da carreira profissional. Seria acreditar que todos são iguais, o que seria outro absurdo.
Quem presta atenção o que acontece em volta dele dentro de uma empresa verá pessoas ganhando muito e insatisfeitas, e gestores que gostariam de voltar ao trabalho técnico.
Ser extraordinário é conhecer a si mesmo de forma profunda e identificar o que o faz feliz e trilhar o seu caminho na direção desejada. É fazer bem pelo prazer de fazer.
Quantas pessoas se desligaram de um setor ou mesmo da empresa após ter recebido um aumento salarial meses antes da saída? Não é dinheiro que governou grande parte desses movimentos. O ambiente de trabalho vale mais que a remuneração e o ambiente está também relacionado com o prazer em relação as atividades executadas. Outro erro comum é ver alguém feliz e ir atrás ou tentar copiar o que o outro tem. Irá gastar recursos financeiros e/ou o tempo para ir para uma posição que não o deixará feliz. Muitas vezes perdem-se boas oportunidades por achar que o caminho é outro e, o pior, é quando percebe o erro e acredita que não dá para voltar atrás.
Um exemplo muito comum é o indivíduo que presta vestibular para engenharia. No segundo ano percebe que a área de exatas não faz parte do seu perfil e que se fizesse o curso de direito se sentiria mais realizado. Não tem coragem de mudar, porque irá jogar fora 2 anos da vida dele e continua, assim mesmo, no mesmo caminho. Pense, em vez de “perder” dois anos, irá perder uma vida inteira, pois não sentirá realizado.
Porque somos tão reativos a mudanças? Porque não passamos parte do nosso tempo olhando para nós mesmos tentando identificar nossos desejos e sonhos? Será porque é mais fácil copiar os sonhos do outro?
Tenho um ditado que diz: “o universo tem quase 15 bilhões de anos; o planeta Terra tem quase 5 bilhões de anos; o que são os meus meros 70-80 anos? Não devemos gastar o nosso tempo em uma direção que não nos fará feliz.
A maior falha humana são os modelos mentais criados sobre a “Vida Perfeita”.
Veja o desenho abaixo.

A grande parte das pessoas fez, quando criança, desenhos parecidos com esse. Pergunte a sim mesmo e aos que te cercam o porquê se desenha assim. Analise: onde você, quando criança, viu uma casa com telhados inclinados? Telhados inclinados são típicos de regiões com neve, para que a mesma possa escorregar sem sobrecarregar o telhado e, como conseqüência, rompe-lo. Macieira? Tirando áreas restritas no Brasil, a grande parte da população nunca viu uma macieira. Chaminé? Outro ponto que também é raro dentro dos centros urbanos, onde a maioria da população está localizada. Não se sabe onde começou esse modelo de desenho, provavelmente é resultado dos livros de história infantil de origem européia e que foi passando de mãe para filho. Viu? Você tinha percebido uma ação automática em você sem compreender o porquê dele? Igual a esse exemplo, a nossa vida está repleta. Como quebrar esses modelos? Saber quebrá-los é o ponto chave para encontrar o caminho que o irá fazer feliz e se tornar um ser extraordinário.
É fácil? Não! Porque temos muitos hábitos e conhecimentos que já estão viciados e identificá-los é tão difícil quanto achar um erro em um texto criado por nós após ler mais de dez vezes. Ficamos cegos a situação.
A melhor forma de identificar os modelos é tentar pensar fora da caixa, ou melhor, sem a caixa. Conviva com pessoas que não fazem parte da sua vida profissional ou da sua infância. Leia sobre assuntos diversos, busque opiniões diversificadas e, principalmente, pense/medite, veja quem é você nesse meio. Olhe a atitude dos outros e avalie o quanto faria sentido se você aplicasse os mesmos hábitos e idéias colocadas por eles. Pense como seria se fizesse o contrário. Pense em você em situações totalmente inusitadas ou mesmo absurdas. Será que é tão inusitada ou absurda assim?
Ouvir Beethoven sem gostar de música clássica? Curtir uma obra de arte sem entender a arte? Fazer engenharia em vez de direito?
A felicidade está nas pequenas coisas, mas que faz diferença no todo, e, com certeza, você será extraordinário no que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário