sábado, 17 de julho de 2010

Mundo Virtual

Não tem mais jeito, para nos capacitarmos, nos informamos, temos que estar alinhados com o mundo virtual. Cada vez mais está se utilizando a internet para cursos a distâncias e fonte de informação. Instituições e universidades tais como MIT ou Harvard já utilizam essa ferramenta a tempos.
Hoje se tem mais amigos na rede do que na vida real. Está se tornando o meio mais importante no desenvolvimento do networking.
Tradução, textos científicos, fofocas, música, compras, vídeos educacionais, jogos, redes sociais de todos os tipos e um mundo são possíveis na net.
Qual é o limite que devemos nos impor ao uso dessa ferramenta? A internet permite o acesso a atividades que nos deixariam conectado 24 horas, 365 dias por ano, mas o uso único desse recurso realmente acrescenta a vida profissional?
O maior perigo é de tornarmos insensíveis as coisas e pessoas ou perder a habilidade de relacionar com o outro. Cada dia que passa as empresas estão valorizando as pessoas que sabem comunicar, trabalhar em equipe, que saiba se relacionar com as pessoas de uma forma em geral. Ao mesmo tempo, precisamos utilizar a internet cada vez mais para executarmos as nossas atividades. Paradigma?
Apesar de gostar de escrever textos de auto-ajuda profissional, valorizo o dia a dia com as pessoas. Nada melhor aprender vivendo, sentindo e/ou observando os movimentos a nossa volta. Discutir consigo mesmo o que é certo, o que é errado, o que se pode melhorar e o que pode ser melhor. A leitura é essencial para aprender a enxergar os movimentos e ações que acontece ao nosso lado. É interessante como ficamos cegos quando não conhecemos algo. Uma vez estava viajando com uma amiga e mostrei a forma arredondada de um terreno com cortes na serra que lembram as dobras dos nossos joelhos e cotovelos, feição gerada por escoamento convergente da água superficial – chuva principalmente. O mais interessante foi a reação dela após visualizar essa feição: “Nossa, que lindo. Nunca vi uma paisagem como essa!”. O mais interessante dessa história é que a paisagem apresentada é muito comum, não era nada especial. O que aconteceu é que ela aprendeu a enxergar detalhes que antes não eram visíveis aos olhos dela. Esse é o limite da internet. Não enxergar em 3D e não interagir com as pessoas ou objetos nos faz limitar o aprendizado, nos deixando cegos as “feições”. A internet é para ajudar a montar o mundo e não para ser o mundo.
Faça dela o seu maior aliado, não o seu inimigo. Use o suficiente para construir e melhorar a sua vida. Fique ON com a net e com a vida!

Um comentário:

  1. Excelente texto Laryssa.
    Todos devemos perceber a importância da internet, tanto na vida profissional, quanto social ou intelectual, usando a internet como meio de se quebrar paradigmas, pois a internet nos mostra vários pontos de vista diversos do nosso sobre determinados assuntos, e claro, percebendo, como você bem colocou: "A internet é para ajudar a montar o mundo e não para ser o mundo". A internet nos ajuda a criar, aperfeiçoar, nos permite ter acesso a diversas informações ao mesmo tempo, cabe a nós administrar todas essas informações, não ficando cegos por elas, mas utilizando-as como via de conhecimento e aprendizado.
    Eu mesma, tinha certo preconceito com redes sociais como o Twitter, e hoje, percebo que posso utilizar como meio de informação instantânea e na maioria das vezes de confiança sobre áreas do meu interesse.

    Finalizando, parabéns pelo blog, parabéns por conseguir inovar e perceber o mundo colocando seu conhecimento disponível a todos, obrigada pelas informações e conhecimento, continue assim e irá longe!
    Um Abraço.

    ResponderExcluir